15.4.10

Aula Cricut #1 - Botões Básicos

Olá,

Vamos aquecer um pouco. Preparei esse glossário de botões da Cricut, serve para qualquer máquina. Para começar a usar sua Cricut a melhor coisa é, primeiro, aprender para que serve cada botão e explorá-lo ao máximo.


Botões Básicos

STOP: Se você quiser parar o corte de sua máquina antes dela o terminar é só apertar esse botão que a operação será cancelada.

CUT: Quando você já estiver definido o que quer cortar é só apertar esse botão para sua máquina começar a funcionar. Se houver a necessidade de posicionar a lâmina para cortar outra parte do papel que não a posição que ela está, é só usar os direcionais para movimentá-la.

SHIFT: permite que você selecione o caractere superior direito da imagem desejada, cada tecla possui, geralemente, dois elementos, um ativado apertando a tecla normalmente e o outro com a tecla SHIFT ativada.

SHIFT LOCK: tem a mesma função da tecla SHIFT porém permite que você escolha vários caracteres superiores sem ter que ficar apertando o botão SHIFT várias vezes. O SHIFT LOCK ficará aceso mesmo após a tecla escolhida ter sido apertada.

SPACE: essa tecla insere um espaço entre os caracteres, geralmente não é necessário, mas se você precisar de um espaço extra entre os caracteres essa tecla é bem útil.

BACK SPACE: a função é a mesma da tecla do computador, o BACK SPACE apaga o caracter, começando do último para o primeiro.

CLEAR DISPLAY: essa tecla apaga todos os caracteres digitados anteriormente.

RESET ALL: tem como função limpar o display e voltar as configurações originais da máquina.

REPEAT LAST: essa tecla repete a última seleção de caracteres cortados.

SOUND ON/OFF: liga ou desliga o som do teclado (a cricut memoriza essa configuração e se torna padrão).

LOAD PAPER: essa tecla quando apertada posiciona o mat na posição inicial de corte na máquina.

UNLOAD PAPER: tem como função expulsar o mat da máquina após terminado o corte desejado.

SET PAPER SIZE: esse botão é usado quando o papel a ser utilizado é menor que o tamanho padrão (6x12, 12x12, 12x24, dependendo da máquina). Você deve posicionar o papel no canto inferior esquerdo (existe uma marca no mat), posicionar o mat utilizando LOAD PAPER e depois posicionar a lâmina no começo do papel. Feito isso use a tecla SET PAPER SIZE, o tamanho do papel aparecerá na tela.

LOAD LAST: utilizado para posicionar a lâmina no local em que terminou o último corte.

PAPER SAVER: esse botão rearranja os caracteres de maneira a economizar o papel, utilizando o menos espaço de ocupação possível.

REAL DIAL SIZE: faz com que a máquina corte exatamente o tamanho desejado, independente de configuração de referência.

SIZE DIAL: define o tamanho do caractere a ser cortado. Essa medida é referente à altura do caractere e proporcional ao maior caractere do cartucho. Caso queira cortar o caractere exatamente na medida solicitada, deverá usar o REAL DIAL SIZE.

SPEED: determina a velocidade de corte, que pode variar dependendo do caractere a ser cortado, quanto mais complexo, menor deve ser a velocidade para que não haja rasgos.

PRESSURE: pressão que a lâmina fará no papel ao cortá-lo, depende muito da gramatura do papel e também da imagem a ser cortada.

Espero que ajude.

scrapbj
Luciana

4 comentários:

Ana Paula disse...

Oi Lu, acho que suas dicas vao ser bem úteis...Acabei de comprar minha cricut, mas ela ainda nao chegou...Entao to tentando aprender tudo o quanto antes...e assim q ela chegar, colocar a mao na massa!!!

Vou virar freguesa do seu blog e dicas, hein?!!

Obrigada por compartilhar com a gente!

Bjs

Ana Paula Silva

Lele disse...

Show Lu!!
estou ansiosa pelas proximas aulas!
bjao

Rosemere Cordeiro disse...

Oi, Lu!

Obrigada pelas dicas! Vou voltar aqui mais vezes!

Você usa o Scal ou MTC?


Bjos,

Rose

Luciana Viña disse...

Rosemere,

Eu uso o SCAL, mas também vou comprar o MTC para poder dar dicas aqui no blog.

bjin
Luciana